segunda-feira, 30 de abril de 2012

Biossistemas Integrados

Olá amigo leitor! Hoje falaremos um pouco de um conceito inovador em sustentabilidade que já vem sendo praticado no Brasil: Os Biossistemas Integrados.

O Biossistema Integrado surge com o objetivo de promover uma mudança no modelo produtivo atual com a proposta de deixar de lado o sistema linear de produção e procurar se aproximar dos sistemas naturais onde tudo pode ser reaproveitado como matéria-prima pra inicializar outro ciclo de produção.

Qualquer resíduo orgânico animal ou vegetal pode ser tratado e reinserido em um novo ciclo, mas atualmente são os resíduos da agricultura e os dejetos das áreas urbanas que tem um maior uso do conceito de biossistemas integrados. 

Os biossistemas são adaptáveis a localidade de instalação. Tem como componentes principais o biodigestor com filtro para a degradação da matéria orgânica e produção de biogás; a zona de raízes, tanques de algas, de peixes, de macrófitas e as composteiras para o reuso do efluente tratado nos biodigestores, que são ricos em nutrientes. A figura abaixo apresenta um resumo do funcionamento de um biossistema integrado.




Essa tecnologia promove o saneamento de forma sustentável, agrega valor ao produto final e preserva o meio ambiente. Produz energia renovável na forma de biogás, que pode ser utilizada pela comunidade próxima a instalação do biossistema, além de introduzir importantes conceitos de reaproveitamento de resíduos e similaridade ao sistema biológico. O efluente passa a ser visto como uma fonte de nutrientes e não apenas como algo sem valor e sem utilidade.


Biodigestor com filtro
Zona de raízes
Tanque de algas

Segue amigo leitor um vídeo explicativo sobre o assunto Fica também, como dica, que você assista o programa Cidades e Soluções, do jornalista André Trigueiro, sobre Biossistemas Integrados, disponível no canal do Youtube. Espero que tenha gostado desse post. Qualquer dúvida é só nos perguntar.




"O meio ambiente não tem classe social. O beneficio é para todos."


3 comentários: